CÓDIGO TIPO: OOO999A (Otras ortesis columna vertebral)
C.I.: X0000511
O torcicolo muscular congénito é, geralmente, descoberto nas primeiras 6 a 8 semanas de vida. Caracteriza-se por uma contractura do músculo esternocleidomastóide, que faz com que a cabeça flecta lateralmente para o lado afectado e gire em direcção ao ombro oposto. Se não for corrigida, esta postura pode levar à plagiocefalia e a uma escoliose torácica elevada.
Concebido especialmente para o tratamento do torcicolo muscular congénito, o TOT Colar™ é um produto terapêutico simples e eficaz que mantém a posição correcta da cabeça, prevenindo problemas futuros. É normalmente utilizado em casos de torcicolos infantis, mas também pode ser utilizado em adultos.
O TOT Colar™ foi concebido para fornecer um estímulo nocivo ao aspecto lateral do crânio. O utilizador afasta-se deste estímulo para uma nova posição central correta. A adopção de uma nova posição normal da cabeça proporciona a capacidade de restabelecer a percepção horizontal e assim manter a posição corrigida da cabeça.
O uso do TOT Colar™ é adicionado ao tratamento conservador de bebés com torcicolos musculares congénitos se tiverem 4 meses de idade ou mais e apresentarem uma inclinação constante da cabeça de 5 graus ou mais. O bebé deve ter uma ROM adequada (amplitude de movimento) e uma reacção lateral de alisamento da cabeça (controlo da cabeça e força) para levantar a cabeça para longe do lado do colarinho.
Um laço de tubos de PVC macio é ligado por dois tubos curtos de nylon. O colar inclui diferentes tamanhos de tubos. Estes tubos são colocados anterior e posteriormente à crista do trapézio. A tubagem de PVC é fixada com uma correia de ligação. Está incluída uma correia de velcro sobresselente.
O TOT Colar™ é atóxico e lavável.
O TOT Colar™ está pré-montado e pronto a caber. Existem dois tamanhos: adulto e criança. O tubo de PVC transparente do colar é fornecido ao dobro da circunferência do pescoço, mais 4"-6" (10cm-15cm). O tubo é fixado com um conector final.
Os tubos brancos são seleccionados de acordo com a quantidade de inclinação lateral da cabeça. Tubos adicionais são fornecidos com o colar TOT para permitir a mudança da inclinação lateral.
Os tubos são curtos no início e substituídos por tubos mais longos à medida que a correcção é alcançada. Se houver uma inclinação significativa, utilizar inicialmente tubos muito curtos. Os tubos podem ser aparados com o comprimento exacto necessário.
Para um ajuste correcto, a criança deve segurar a cabeça na linha média, ligeiramente afastada das escoras, e deve haver espaço para pelo menos um dedo adulto caber entre o tubo superior transparente de pvc e o pescoço.
Inicialmente, ajustar o colar suave e certificar-se de que os tubos laterais têm o comprimento correcto e do lado correcto. Ajustar o colar à mão para verificar o ajuste.
Retirar o colar da criança. Aparar esta tubagem ao comprimento com uma tesoura e voltar a ligá-la com o conector na extremidade. Substituir o colar após cada corte para verificar o ajuste.
Feito de: Tubo de PVC macio mantido unido por dois suportes de nylon, fecho de velcro. Não tóxico e lavável.
Direcções: O TOT Colar™ é utilizado no tratamento conservador de crianças com torcicolos musculares congénitos.
Contra-indicações: A compressão excessiva pode causar desconforto. O tempo de utilização deve ser prescrito pelo médico. Se forem observados problemas de irritação, sensibilização e citotoxicidade da pele, removê-la e consultar um médico.
Referências disponíveis
Referencia |
Tamanho |
---|---|
X-2515-001 |
Crianças: 4 meses a 10 anos |
X-2515-002 |
Crianças: +10 anos e adultos |
Related documents